29/11/2017 às 08h49min - Atualizada em 29/11/2017 às 08h49min

Na berlinda, Energisa deve ser convocada por deputados para sabatina na Assembleia

Os parlamentares querem entender o motivo da população encarar 'horas sem luz' em alguns bairros

Dany Nascimento
topmidianews

Recebendo diversas reclamações, os deputados de Mato Grosso do Sul pretendem convocar a diretoria da Energisa para prestar esclarecimentos sobre os problemas que a população encara no dia a dia, como a oscilação e a falta de energia. Somente entre 1º de janeiro a 30 de outubro deste ano, o Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) recebeu 2.335 reclamações sobre os serviços prestados pela Energisa em Mato Grosso do Sul

A iniciativa é do deputado estadual Cabo Almi (PT), que deve conversar com os colegas a partir de hoje (29). O parlamentar destaca que vem recebendo diversas reclamações e os fatos devem ser explicados. “Vou conversar com os colegas para convocar o diretor para dar explicações sobre essas quedas frequentes. A população é afetada com essa queda e temos que abrir um debate sobre essa questão”, ressalta.

De acordo com o petista, os deputados devem abrir um debate amplo sobre o assunto. “Temos que abrir um debate amplo, não será apenas convidar o presidente e ouvir, temos que aprofundar, ouvir a população, ter pessoas aqui constatando os fatos, demonstrando os problemas que enfrentaram”, explica.

Questionado sobre a possibilidade da abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a situação, Almi afirma que, por enquanto, isto está fora de cogitação. “Para abrir a CPI tem que ter fato determinado, podemos convocar ele para prestar esclarecimentos e ouvir a população na tentativa de solucionar os fatos”.

Presença tem que ser obrigatória

O deputado João Grandão (PT) abraça a ideia do companheiro de partido e destaca que o correto seria solicitar a presença do diretor através de requerimento, que obriga a prestação de esclarecimentos. “Tem que convocar por requerimento porque, dessa forma, o diretor é obrigado a prestar esclarecimentos. Podemos convidá-lo apenas, mas daí não gera obrigação, então acredito que a convocação através de requerimento seria a melhor forma”.

João Grandão relembra que recebeu reclamações sobre a oscilação de energia há alguns dias. “Recebi reclamações de pessoas que tiveram equipamentos queimados por conta da oscilação de energia, a famosa queda. Temos que ouvir o presidente para entender o que de fato está acontecendo”.

Concordando com os petistas, o deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB) afirmou que não tem recebido reclamações em seu gabinete, mas acredita que seria necessário convidar o presidente baseado nas reclamações que os colegas vêm recebendo. “Eu não tenho recebido reclamações, mas acredito que o presidente tem que prestar esclarecimentos sim. Os colegas estão recebendo essas reclamações e com certeza é válido ter o presidente da Energisa na Casa. Tem que ver se é esporadicamente que acontece ou não”.

Conta é onerosa, diz deputada

Antonieta Amorim (PMDB) também considera válida a presença do diretor na Casa de Leis, mas destaca que todas as reclamações que recebeu ocorreram por conta da queda de árvores ou postes diante da chuva que cai nos últimos dias. “O clima agora é de chuva e as reclamações que eu recebi sempre ocorrem por conta da queda ou de árvore ou de postes, mas com certeza temos que chamar o presidente para prestar esclarecimentos e verificar o que pode ser feito porque a conta que a população paga é onerosa, não é barata. Tem que ver se a população está encarando esse problema em época de estiagem também. Temos que ser justos e pontuar os problemas buscando a solução”.

A peemedebista ressalta que o papel dos deputados é esclarecer os fatos e pontuar os problemas encontrados pela população. “Acho que esse é o nosso papel, pontuar os problemas, chamar o responsável para se explicar em busca da solução. Temos que ver se a queda de energia é causada por problemas da natureza ou não”, finaliza.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »