07/06/2018 às 18h23min - Atualizada em 07/06/2018 às 18h23min

Bombeiros orientam população de Alcinópolis com palestra sobre queimadas urbanas

Nathália Barbosa
Assecom/Prefeitura de Alcinópolis

A Prefeitura de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente – Semudes, em parceria com o 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Costa Rica, realizou uma palestra sobre Queimadas ao Ar Livre. O evento faz parte da campanha “Queimada é crime, quem acende paga”, realizada em Alcinópolis para conscientização contra as queimadas urbanas.

Durante o evento, que aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação das redes municipal e estadual de ensino, agentes de saúde e de endemias e brigadistas, a equipe do de Bombeiros, comandada pelo Major QOBM Aldinei Perez da Silva, falou sobre as competências legais de atuação do órgão e também sobre a Legislação referente a queimadas ao ar livre.

O ST BM Paulo Teodoro Oliveira e o 3º SGT BM Arionei Guedes dos Santos, explicaram a Legislação Federal, Estadual e Municipal sobre queimadas, com o intuito de difundir a cultura preventiva, orientando a população sobre os riscos oferecidos por quem promove queimadas urbanas. “Às vezes somos conscientes dos problemas causados pelo incêndio, mas não estamos dispostos a resolver. E tudo que é feito de forma desordenada afeta a saúde das pessoas e o meio ambiente”, ressaltou Teodoro.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento, Bruna Barbosa, frisou que a campanha municipal tem respaldo legal, visto que Alcinópolis possui a Lei nº 317/2010, que proíbe a queima de lixo ou materiais descartados de qualquer espécie na zona urbana de Alcinópolis durante período compreendido entre os meses de maio e setembro de cada ano. “Ao receber a denúncia, a equipe técnica da Secretaria irá até o local realizar um alerta e prestar orientações ao morador. Caso o incidente volte a ocorrer, o individuo infrator ficará sujeito à multa”, explicou Bruna.

A data especificada na Lei foi escolhida, pois a umidade do ar, normalmente, é mais baixa no inverno e no início da primavera. Além do aumento dos problemas respiratórios, essa época também favorece e potencializa as ocorrências de incêndios.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »