25/07/2015 às 16h27min - Atualizada em 25/07/2015 às 16h27min

Lewis Hamilton 'voa baixo' e é pole no GP da Hungria

Atual campeão mundial, britânico da Mercedes coloca mais de meio segundo de vantagem sobre Rosberg. Com "asa velha", Massa é oitavo lugar no grid, Nasr, o 18º

G1
Lewis Hamilton e Nico Rosberg após treino classificatório para o GP da Hungria (Foto: AFP)

No capacete, Lewis Hamilton trazia a mensagem “Voe alto, Jules” (#FlyHighJules), escolhida de sugestões de internautas para homenagear o piloto francês Jules Bianchi, morto no dia 17 de julho em decorrência do grave acidente no GP do Japão de 2014. Na pista, o tributo veio em forma de velocidade. O britânico “voou baixo” no circuito de Hungaroring e conquistou, com sobras, a pole position para o GP da Hungria. É a nona pole dele em dez etapas na temporada 2015, a 47ª da carreira na Fórmula 1. 

A TV Globo transmite a corrida ao vivo neste domingo, a partir das 9h (horário de Brasília)

Bicampeão mundial e atual líder do campeonato, Hamilton não deu a mínima chance para os rivais. Liderou todos os treinos livres, foi o mais veloz no Q1 e no Q2, e já com a pole garantida nos minutos finais, ainda baixou a marca para 1m22s020, colocando mais de meio segundo em cima de seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, que teve que se contentar com mais uma segunda colocação. 

- Estou incrivelmente feliz com meu desempenho neste fim de semana. Não lembro de ter uma performance tão boa como essa - admitiu Hamilton, impressionado com tanta soberania.

Sebastian Vettel venceu a briga com as Williams e as RBR e foi o “melhor do resto” com a Ferrari. Fechou em terceiro, tempo de 1m22s739. Seu ex-companheiro na RBR no ano passado, Daniel Ricciardo, último vencedor na Hungria, se intrometeu entre os carros vermelhos. O australiano economizou um jogo a mais de pneus macios para a última parte do treino e assegurou o quarto lugar, à frente de Kimi Raikkonen (Ferrari), que completou o top 5.

Massa fica em oitavo, Nasr, em 18º

Em um circuito que não favorece os carros da Williams, Felipe Massa terminou com a discreta  oitavo colocação no grid (1m23s537), duas posições atrás do companheiro Valtteri Bottas (1m23s222), escolhido pela equipe inglesa para usar um modelo novo de asa dianteira. Outro carro que não foi bem em Hungaroring foi o da Sauber. Logo de cara Felipe Nasr viu que não poderia ir muito longe na classificação. Foi eliminado logo no Q1, assim como seu parceiro de time, Marcus Ericsson, e terá que largar em 18º, à frente apenas da dupla da Manor.

A cena inusitada do dia ficou por conta de Fernando Alonso. O espanhol viu sua McLaren apagar próximo da entrada dos boxes durante o Q2, e tentou empurrar o carro sozinho, até receber a ajuda dos fiscais de pista, para tentar voltar ao treino. Em vão. O regulamento não permite que um piloto continue na atividade, se este não levar o carro aos boxes o dirigindo. Com isso, Alonso, que vinha figurando no top 10 nos treinos livres, teve que amargar a 15ª posição no grid de largada. E o treino, promissor para a McLaren, acabou em mais uma decepção. Já que o britânico Jenson Button, com perda de potência em um dos sistemas de recuperação de energia, foi eliminado no Q1 e parte em 16º.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »