07/12/2018 às 09h42min - Atualizada em 07/12/2018 às 09h42min

Requerimento de CPI é arquivado e a vereadora Lucia da AAVC solicita Auditoria no Hospital Regional de Coxim

Valdeir Simão
DiárioX
PC de Souza

Na sessão ordinária de terça-feira (4), da Câmara Municipal de Coxim, o requerimento de investigação no Hospital Regional de Coxim por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)  -  foi arquivado - devido ao registro de apenas três assinaturas: Lucia da AAVC, Sinval Batista e Careca da Iluminação.

Faltou uma assinatura para atender as exigências legais, que é de um terço dos membros da Casa legislativa.

Diante dessa situação, a vereadora Lucia da AAVC (PR), no pronunciamento da tribuna, lamentou  o impedimento de instalação da CPI e propôs uma auditoria no Hospital Regional de Coxim, acreditando que profissionais habilitados podem fazer um diagnóstico preciso do HR que está na UTI, necessitando de socorro e atenção especial.   

"Precisamos passar o hospital a limpo, tomando conhecimento do que aconteceu para chegar nessa situação. Sabendo como se encontra atualmente e diante da realidade que for apresentada, quais as medidas a serem tomadas por todos os interessados - governamentais e não governamentais - para uma solução definitiva, tirando a unidade hospitalar das dificuldades administrativas e financeiras", ressaltou a vereadora.

A parlamentar explicou que a auditoria deve ser realizada por uma equipe de profissionais do quadro de servidores do Governo de Mato Grosso do Sul ou por uma empresa independente, contratada com recursos do Estado, visto que o hospital e nem a prefeitura de Coxim devem dispor de recursos para o pagamento.

Lucia da AAVC destacou que a auditoria pode ainda ter a participação de pelo menos um representante do Ministério Público Estadual (MPE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

"Durante os trabalhos da auditoria, os múltiplos profissionais (analistas, administradores, advogados, contadores e outros), executarão uma análise de todo o sistema de regulação da assistência à saúde do Hospital Regional de Coxim, avaliando a qualidade dos atendimentos prestados aos pacientes, apresentando soluções para minimizar desperdícios de materiais e medicamentos e a otimização dos recursos financeiros e humanos", finalizou a vereadora.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »