24/07/2019 às 14h39min - Atualizada em 24/07/2019 às 14h39min

Alcinópolis sanciona lei que proíbe copos descartáveis em repartições públicas

Nathalia Barbosa
Assecom Alcinópolis

Já está valendo em Alcinópolis a lei que proíbe o uso de copos plásticos descartáveis por funcionários, órgãos e repartições dos poderes Executivo e Legislativo. A regra exige que eles sejam substituídos por outros de material com maior durabilidade, como os reutilizáveis.

A Lei Nº 454/2019 foi sancionada pelo prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva e publicada dia 19 de junho. Com ela, o município instituiu o Programa Consumo Consciente, que visa à redução dos resíduos descartáveis a partir de projetos, campanhas e ações que serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente (Semudes).

Para que a Lei seja respeitada, a Semudes entregou a todos os servidores municipais canecas de inox e realizou uma palestra com dados sobre os prejuízos ambientais, econômicos e para a saúde na utilização de plásticos oriundos do petróleo.

Ao justificar a importância da Lei, a secretária municipal de Desenvolvimento, Bruna Barbosa, explicou que em Alcinópolis 60% do lixo produzido são plásticos e muitos deles estão sendo destinados para o aterro, sem utilização para a reciclagem. “Os plásticos de utilização única são um dos maiores problemas ambientais da atualidade”, enfatizou.

A respeito dos prejuízos econômicos, o gestor ambiental, Thiago Barbosa, informou que no primeiro semestre de 2019 a Prefeitura já adquiriu 200 mil copos descartáveis. “É importante saber que uma pessoa consome em média três copos plásticos por dia, o que custa para os cofres públicos aproximadamente R$6.000,00, por ano, o que com a aprovação da Lei será economizado pelo poder público municipal”, garantiu o gestor.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »