30/06/2015 às 15h59min - Atualizada em 30/06/2015 às 15h59min

Prefeitura realiza “1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa” em Coxim

ASCOM/PMC

Andressa Lopes/ASCOM - PMC

Por Andressa Lopes/Ascom-PMC

A prefeitura de Coxim realiza nesta terça-feira (30) na “1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa” que será realizada no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, a partir das 7 horas.

Com o tema: “O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: por um Brasil de todas as Idades”, o evento tem por objetivo propiciar a reflexão, discussão e avaliação das ações dirigidas às pessoas idosas, dos espaços de participação e da forma como vem sendo realizada a gestão da política de garantia dos direitos da pessoa idosa.

De acordo com o Secretário Municipal de Cidadania e Assistência Social Rufino Arifa Tigre Neto, a intenção é de esclarecer e difundir o aspecto conceitual, estratégico, político e operacional da intersetorialidade na execução das ações da política social para a pessoa idosa, assim como do protagonismo e do empoderamento. Além de Identificar as ações, entidades e/ou organizações envolvidas com a promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa, de forma a garantir a construir um Sistema Nacional de DH.

O evento também dará a oportunidade para avaliar a efetividade das ações em execução;

Propor prioridades de atuação aos órgãos governamentais nos diferentes níveis de gestão, responsáveis pela implementação da Política da Pessoa Idosa; Estimular a implantação de mecanismos e instrumentos de gestão, que garantam a participação e organização social das pessoas idosas; Discutir e apontar formas de captação de recursos para financiamento das ações intersetoriais e Envidar esforços no sentido de incluir a pessoa idosa na agenda e na pauta política.

A Conferência estará organizada em três (3) eixos:

I – Gestão (Programas, projetos, ações e serviços).

II – Financiamento (Fundos da Pessoa Idosa e Orçamento Público)

III – Participação (Política e de Controle Social).

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »