A Prefeitura de Sonora/MS, por meio do Programa Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/MS, promoveu o curso de formação em Atendimento Humanizado, inicialmente destinado aos servidores das Gerências Municipais de Saúde e a de Desenvolvimento Econômico.
Segundo a gerente municipal de Desenvolvimento Econômico, Tuany Souza, a iniciativa visa o melhor atendimento à população sonorense. “Esse curso foi uma solicitação do prefeito Enelto Ramos, para capacitar os servidores e, consequentemente, entregar uma atendimento de excelência aos usuários dos serviços públicos”, destaca Tuany.
O curso foi ministrado pela professora do Sebrae, especialista em atendimento humanizado, Luzia Louvado. Foram desenvolvidos temas como a rede SUS (Sistema Único de Saúde) no atendimento humanizado, o autoconhecimento do servidor, autorresponsabilidade, a Inteligência Emocional, a Liderança Servidora, Ética, a Fidelização do usuário ao Sistema de Saúde, Trabalho em Equipe, Empatia e outros temas.
Para uma das alunas do curso, a servidora da Saúde, Patrícia Lorrayne, o conhecimento adquirido será de extrema importância para a carreira profissional e pessoal. “Foi um aprendizado incrível, um curso muito bom, que não vale apenas para o lado pessoal, mas para a vida. São três horas de cursos que vale uma eternidade de aprendizado”, disse a servidora pública.
Para a gerente de Saúde, Indianara Dantas, o curso é de suma importância para os servidores da pasta, principalmente para aqueles que lidam diariamente com atendimento ao público nas ESF’S. “Saber ouvir, ouvir com carinho e atenção, procurar solucionar a situação de forma responsável e tranquila, faz toda a diferença. Quando o paciente sai satisfeito, é uma satisfação pra nós também, e isso não tem preço. E o curso reforçou bem a importância de ser humano ao atender as pessoas”, destacou a gerente.
Sonora foi o primeiro município do Mato Grosso do Sul a receber essa capacitação, onde a dinâmica do curso foi adaptada para recepcionistas e todos os profissionais da saúde.