11/01/2023 às 20h16min - Atualizada em 11/01/2023 às 20h16min

Prefeito Enelto busca informações sobre o Censo 2022 na sede do IBGE na Capital

Sonora registrou queda no número de habitantes de acordo com os dados prévios do IBGE; população tem recusado responder ao questionário do Censo Demográfico 2022

Da Redação
Ascom/Sonora
O prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, se reuniu nesta quarta-feira (11), com o  superintendente estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mario Alexandre de Pinna Frazeto. A reunião aconteceu na sede do Instituto em Campo Grande e teve como objetivo o esclarecimento de informações relacionadas ao Censo Demográfico 2022 em Sonora. Também participaram da reunião o coordenador operacional Alex de Almeida Uchoa, a coordenadora técnica Loeide Bueno e a coordenadora de área Lorenna Novaes.

O gestor municipal foi buscar respostas sobre o baixo número de habitantes registrados pelo IBGE no município, o que pode impactar negativamente Sonora na aquisição de recursos e investimentos.

De acordo com a diretoria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em Mato Grosso do Sul, o baixo número apontado na prévia do Censo se dá pela recusa dos moradores em responder aos recenseadores em campo. Para se ter uma ideia, cerca de 1600 domicílios não responderam ao Censo, 207 moradores foram apurados como ausentes, 30 recusaram responder ao questionário, dentre outros motivos classificados como confidenciais.

Ainda de acordo com a diretoria do IBGE no Estado, o trabalho dos recenseadores em Sonora vai continuar e deve ser encerrado no fim do mês vigente. Quem ainda não foi recenseado deve ligar para o número 137. A ligação é gratuita. 

O prefeito pede que a população colabore. “Quando o recenseador for até a sua residência, receba-o bem e responda às perguntas. É rápido, não dura nem 10 minutos e você ainda ajuda nosso município a continuar recebendo recursos para a Saúde, Educação, Assistência Social, entre outros”, explicou o gestor municipal.

Vale lembrar que os entrevistadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e dispositivo móvel de coleta (DMC) Além disso, é possível confirmar a identidade dos agentes do IBGE no site Respondendo ao IBGE (https://respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181. Os dados constam no crachá, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. O IBGE também disponibiliza, no seu site, uma seção para saber se uma informação sobre o Censo é falsa ou verdadeira (https://censo2022.ibge.gov.br/pecas-de-divulgacao/falso-x-verdadeiro.html).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »