18/05/2023 às 16h34min - Atualizada em 18/05/2023 às 16h34min

Assinado Termo de Cooperação Mútua para implantação da Sala Lilás em Sonora

Espaço fica dentro da Delegacia de Polícia Civil e tem o objetivo de acolher mulheres vítimas de violência

Da Redação
Ascom/Sonora
O prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, nesta quarta-feira (17), assinou o termo de Termo de Cooperação Mútua com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp), para a implantação da Sala Lilás na Delegacia de Polícia Civil. 

A primeira “Sala Lilás” do Estado foi inaugurada no IMOL de Campo Grande, em novembro de 2017, inspirada no modelo existente no Rio Grande do Sul. Em janeiro de 2018 a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres iniciou tratativas com a Delegacia-Geral de Polícia Civil, para implantação do conceito das Salas Lilás nas delegacias dos municípios de pequeno e médio porte, com objetivo de ampliar a oferta de serviços especializados às mulheres em situação de violência.

As salas também são equipadas de forma a permitir que seja realizada o depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas, sendo estas atendidas por profissionais de segurança pública capacitados para tal ato, impedindo a “revitimização” dessas pessoas que teriam que relatar inúmeras vezes os fatos nas diversas esferas da investigação e do acolhimento psicossocial. 

Pelas redes sociais, o prefeito Enelto agradeceu o empenho de todas as autoridades para tornar o atendimento especializado possível no município. “Quero agradecer aos delegados Allan Patrick, Fábio Magalhães, Cristiane e Geraldo, além do Promotor de Justiça Thiago Barile e da gerente Calinca Lazzarotto. Claro, deixo aqui a minha gratidão ao secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, e ao delegado-geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel Filho, que estão atentos às demandas da região Norte”, destacou.

A Gerência Municipal de Assistência Social de Sonora vai atuar no suporte às vítimas. “Vamos garantir um atendimento humanizado e especializado à mulher, crianças e adolescentes vítimas de violência, conforme estatuído pela Lei. Também vamos disponibilizar um profissional em serviço social, que irá acompanhar na oitivas das vítimas, para que elas não sejam revitimizadas em posteriores atendimentos. Que se fará em rede, junto ao Creas e profissionais de saúde”, destaca a responsável pela pasta no município, Calinca Lazzarotto.

A Sala Lilás fica dentro das dependências da Delegacia de Polícia, localizada na Avenida Edson Aparecido Fernandes de Campos, n° 700, no Centro da cidade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »