16/12/2023 às 18h52min - Atualizada em 16/12/2023 às 18h52min

Vai ferver: Mato Grosso do Sul terá verão ainda mais quente com chuvas abaixo da média

Da Redação
Midiamax

Em meio a nova onda de calor que eleva os termômetros em Mato Grosso do Sul, a meteorologia prevê um verão ainda mais quente no Estado em 2024. O prognóstico do  (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) revela que as  serão abaixo da média. O verão começa no próxima quinta-feira (21).

Normalmente, a média para o trimestre de janeiro a março varia de 500 a 700 milímetros de chuva acumulada, sendo de 400 a 500 mm na região sul, pantaneira e sudoeste. Os gráficos de referência mostra que o volume ficará ligeiramente abaixo da média histórica.
Já as temperaturas devem ficar acima do normal para a estação, marcada por calor, maior disponibilidade de umidade e aumento dos índices pluviométricos.

"A previsão para a temperatura do ar indica que [o trimestre] deve ficar acima do que é esperado, ou seja, um trimestre bem mais quente que o normal em ", descreve o relatório.
 

Novas ondas de calor

O fenômeno El Niño, que representa o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, terá mais intensidade nos próximos meses. Além disso, a previsão indica que a condição pode potencializar a formação e a intensidade das tempestades no Estado.

Outro impacto do fenômeno é que pode amplificar as altas temperaturas já registradas na primavera e, consequentemente, pode gerar novas ondas de calor. Através da análise é possível identificar que outros sistemas de alta pressão atmosférica devem se formar durante o verão.

 
 

"Nesse sentido, devemos ter a formação de bloqueios atmosféricos, resultando em altas temperaturas e, até mesmo, novas ondas de calor em Mato Grosso do Sul. O El Niño possui uma condição menos previsível para o Estado. Porém, a tendência geral é de padrões de temperaturas mais elevados. Vale destacar que não é apenas esta forçante climática que determina as condições gerais do clima".

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »