24/12/2015 às 12h40min - Atualizada em 24/12/2015 às 12h40min

Conjuntura Política: A hora do “Rush”

A corrida pela sucessão de 2016 – “estamos com pressa”

Língua Preta, Por Jânio Morais
VIROU NOTÍCIAS MS

Nada a ver com filme estrelado por Jackie Chan (2007), mas a “pressa” aqui referida por mim, Língua Preta, diz respeito às construções e costuras realizadas pelos grupos políticos em Coxim para as eleições municipais de 2016. Ulalá, vamos a nossa leitura para o atual quadro político de Coxim, que segue sem muitas alterações do que se ouvem nas ruas.

Prefeitura – Aluízio São José: Apesar da crise que se abateu sobre nação (Política e Econômica - que quase culminou com o impeachment de Dilma) o município vem realizando obras importantes que ultrapassam a casa dos R$ 20 milhões em investimentos e a população de regiões anteriormente esquecidas comemoram as tão esperadas melhorias em seus Bairros, como é o caso do Piracema e do Santo André e adjacências e o asfalto no Vila Bela.

Junto à esses avanços, vieram obras de infraestrutura para a zona rural, tais como a recuperação de estradas vicinais, reforma de pontes, fornecimento de água potável nas colônias e um apoio intensivo por parte da atual administração aos condomínios rurais e assentamentos no município.

A iluminação pública – que sempre foi um problema nas gestões anteriores, ganhou atenção especial e novos braços de luz foram colocados e milhares de lâmpadas trocadas, dando mais segurança aos moradores com uma cobertura luminosa de quase 100% no perímetro urbano e rural A saúde não ficou para trás, alias ganhou investimento pesado; foram comprados novos equipamentos hospitalares e o Hospital Regional, tem realizado mutirões de saúde atendendo milhares de pessoas de Coxim e região, realizando cirurgias de baixa complexidade, campanhas, atendimentos odontológicos e muitas outras parcerias.

Agora no HR de Coxim está sendo construído o novo prédio para o IML (Instituto Médico Legal), uma reivindicação antiga, haja vista que a antigo prédio não atendia normas de segurança e infraestrutura para o seu bom funcionamento. A previsão de funcionamento do IML no novo endereço já é para fevereiro de 2016. Também foram reformados vários postos de saúdes e iniciados a construção de novos, adquiridos novas viaturas, utilitários, motos e bicicletas e uma significativa reestruturação no atendimento à população coxinense.

Por si só essas melhorias, já credenciariam Aluízio à reeleição, no entanto o Prefeito continua focado no trabalho, a exemplo do que estou falando, o chefe do executivo esteve presente no Natal Luz em Coxim praticamente em todos os dias das festividades onde, juntamente com a sua família e a família coxinense prestigiaram e comemoraram o nascimento do Menino Jesus. De acordo com o Prefeito as eleições serão o ano que vem e o momento é de continuar trabalhando pelos munícipes. Aluízio vê com naturalidade a sua candidatura a reeleição independente do surgimento de qualquer outro projeto para o município.

GRUPOS

Do Kohl e do Júnior Mochi. Ambos apoiaram a Eleição de Aluizio em 2012. No entanto, após acharem que não foram atendidos pelo o atual prefeito, já ensaiam uma revoada da base de apoio, desde o inicio de janeiro do presente ano.

Dr. Edilson Magro (PMDB) tentou se viabilizar como pré-candidato da mesma forma que a Professora Marilene Gasperini (PSB). Dos dois nomes citados, o de Marilene foi o que melhor apareceu nas pesquisas, no entanto, sem musculatura para um embate frontal contra o atual prefeito Aluízio – que tem a liderança das pesquisas, no quesito preferência do eleitor, os grupos ainda estão cautelosos quanto à apoiarem esse projeto ou um  novo que pode não vingar. Vale pensar em um adágio popular que diz “Quem muito quer, nada tem”.

Professor Bira. Naturalmente seria o candidato à oposição de Aluízio. Bira que hoje está no PDT, obteve cerca de 7 mil votos nas eleições anteriores (2012) no entanto, a história presente, aponta que “o Bira do PT” terá muita dificuldades de recrutar apoio financeiro ao seu nome haja vista que um de seus principais apoiadores, o senador Delcídio do Amaral (PT), está preso acusado de dificultar o trabalho da polícia federal contra a corrupção que se instaurou nos poderes em Brasília. Agravando esse quadro outros nomes petistas também foram mencionados nos escândalos da Petrobras, sendo um deles o deputado federal Vander Loubet. Vale lembrar-se de um adágio popular que fará um peso enorme em sua pretensa candidatura “Me diga com quem tu andas que direi quem tu és”. Vamos esperar...

Surpresas: Estão por vir surpresas para o pleito de 2016, principalmente no que se refere a sucessão do executivo. Aguardem...  No que se refere ao Legislativo, não se enganem será uma campanha “cara” para quem quiser se manter no cargo ou se eleger. Alguns dos que lá estão se mantêm nas cadeiras, outros, terão que procurar outros bancos para se acomodarem. Eu penso que teremos no mínimo sete novos vereadores de um total de 13, ou seja, somente seis vereadores conseguirão se reelegerem. Façam suas apostas....

Pronto, FALEI!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »