07/02/2024 às 08h09min - Atualizada em 07/02/2024 às 08h09min

TSE cassa Rafael Tavares, deputado da extrema direita de MS

Votos do nanico PRTB, pelo qual Tavares se elegeu, foram invalidados por não ter cumprido cota feminina nas eleições de 2022

CORREIO DO ESTADO
Divulgação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o diploma do deputado estadual Rafael Tavares (PRTB). Com a decisão unânime da corte, na noite desta terça-feira (6), Tavares perde o mandato de deputado estadual, deixa a Assembleia Legislativa, e nem sequer abre vaga para seu suplente de chapa. 

A sessão que resultou na cassassão de Tavares foi presidida pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. 

A vaga dele deve ser assumida pelo ex-deputado estadual Paulo Duarte (PSB), por causa dos motivos que levaram à cassação de Rafael Tavares: o partido dele não ter cumprido a cota feminina de candidaturas nas últimas eleições, em 2022. A legislação estabelece que pelo menos 30% dos candidatos sejam mulheres. 

Nas eleições de 2022, Tavares teve 1,28% dos votos válidos para deputado estadual, um total de 18.224 votos. O PSB, partido que vem logo após o PRTB na divisão dos votos da eleição proporção, teve Paulo Duarte como seu candidato a deputado estadual mais votado na ocasião, com 1,17% dos votos válidos, ou 16.663 votos. 

A mudança na Assembleia Legislativa também leva a cidade de Corumbá a voltar a ter representante no parlamento estadual. 

Trajetória

Tavares, por sua vez, se elegeu no pequeno PRTB, partido que abrigou a candidatura de Capitão Contar, que foi derrotado por Eduardo Riedel (PSDB) no segundo turno para governador. 

Foi o primeiro mandato eletivo de Tavares, ligado à extrema direita. Apoiador radical de Jair Bolsonaro (PL), Tavares deve candidatar-se a vereador em Campo Grande, nas próximas eleições. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »