19/01/2016 às 12h12min - Atualizada em 19/01/2016 às 12h12min

Lava Jato: Cunha pede que STF paralise inquérito

Pedido da defesa do deputado é para que esperem até que acabe o seu mandato como presidente da Câmara dos Deputados, em fevereiro de 2017

BAND
Pedido tem mais de 107 páginas e foi protocolado no dia 18 de dezembro no inquérito que tramita sob segredo de Justiça / REUTERS/Ueslei Marcelino

A defesa de Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, solicitou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que paralise o andamento de um dos inquéritos abertos por causa da Operação Lava Jato até que o deputado deixe o comando da Casa. O mandato dele vai até fevereiro de 2017. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

Ainda de acordo com o jornal, o pedido tem mais de 107 páginas e foi protocolado no dia 18 de dezembro no inquérito que tramita sob segredo de Justiça com a relatoria do ministro Teori Zavascki. 

O documento deverá ser encaminhado para manifestação da PGR (Procuradoria-Geral da República), avaliado por Zavascki e depois submetido ao plenário do STF para uma decisão colegiada.

Os advogados pedem que se  aplique o parágrafo 4º do artigo 86 da Constituição, segundo o qual o ocupante do cargo de presidente da República não pode ser responsabilizado, durante o mandato, por atos estranhos ao exercício de suas funções. 

A defesa cita que Cunha é "o terceiro na linha da sucessão presidencial, na hipótese de impedimento ou vacância dos cargos de presidente e de vice-presidente da República".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »