10/02/2017 às 15h15min - Atualizada em 10/02/2017 às 15h15min

Deputados cobram debate sobre extinção da Literatura na grade escolar

Pedro Kemp vai solicitar reunião com governo

Mariana Anjos
Midiamax
Foto: Roberto Higa e Vitor Chileno/ALMS

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) usou a tribuna da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) nesta quinta-feira (9) para falar sobre a extinção da Literatura na grade curricular da rede estadual. O parlamentar disse que a matéria é muito importante e não deve ser retirada da forma como está sendo feito.

Kemp quer que seja debatido melhor o assunto e vai buscar isso com o governo do Estado. “Essa mudança gera problemas aos professores de literatura e na formação dos jovens. Faço um apelo para que o Governo do Estado reveja essa decisão. Recebi muitas reclamações da categoria que estão sem ter onde trabalhar”.

Outros deputados concordaram com a fala de Kemp. “Essa decisão pegou todos de surpresa, pois não houve diálogo com os principais atingidos. Esperamos que a Secretaria de Estado de Educação retorne a disciplina à grade”, disse o parlamentar Renato Câmara (PMDB).

Paulo Siufi também expressou sua opinião e foi de encontro aos demais. “Concordo em gênero, número e grau com a fala fo colega Kemp, a Literatura é de total importância para a formação do ser humano de todos as ares”.

O deputado Rinaldo Modesto (PSDB), líder do governo na Assembleia Legislativa, disse que as tratativas foram feitas junto ao Conselho Estadual de Educação. "Todas as mudanças estão sendo feitas com o acompanhamento do Conselho, mas é importante que todos saibam que estamos nos esforçando ao máximo para fazer o melhor pelo Estado".

Mudança

Na terra escolhida pelo poeta Manoel de Barros, a Literatura se despede da grade curricular para ser incorporada à Língua Portuguesa. O corte, de acordo com o governo do Estado, se trata de uma “flexibilização”, mas a mudança sem aviso prévio tem causado descontentamento e preocupação com o aprendizado da matéria que é cobrada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A partir deste ano letivo, o ensino médio não contará com as duas horas semanais que eram utilizadas para aulas de Literatura até 2016. O espaço que sobrou com a retirada da disciplina deve ser preenchida pela matemática, e as aulas de língua portuguesa, que eram três vezes por semana, passarão a ter quatro por semana.

Foto: Roberto Higa e Vitor Chileno/ALMS


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »