04/04/2017 às 19h28min - Atualizada em 04/04/2017 às 19h28min

Primeiro Bispo de Coxim-MS, Dom Clóvis Frainer morre no Rio Grande do Sul

Frainer era Arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG)

Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul
Arcebispo emérito de Juiz de Fora, Dom frei Clóvis Frainer. - Foto de: cnbbsul3

O Arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG) Dom Clóvis Frainer faleceu nesta terça-feira, às 14h45, no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul, em consequência de complicações pulmonares e falência de vários outros órgãos. Dom Clóvis Frainer será velado na Capela da Casa São Frei Pio, junto ao Convento dos Capuchinhos, em Caxias do Sul (RS).

A missa e orações de despedida acontecerão na matriz Imaculada Conceição (Capuchinhos de Caxias do Sul), às 16h desta quarta-feira, 5 de abril, no horário da tradicional Missa da Comunidade. Após, será sepultado no Memorial dos Capuchinhos de Caxias do Sul, junto ao Convento dos Capuchinhos.

 

Dom Clóvis Frainer

Em 1978 foi eleito primeiro bispo da recém criada Prelazia de Coxim (MS), onde tomou posse no dia 14 de maio. Em 5 de janeiro de 1985 foi transferido para Manaus (AM), como arcebispo metropolitano, nomeado pelo Papa João Paulo II, onde tomou posse no dia 31 de março.

Em 1991 foi nomeado Arcebispo de Juiz de Fora (MG). Atuou na arquidiocese até novembro de 2001, quando da publicação oficial da renúncia, tornando-se Arcebispo Emérito.

Filho de Ignacio Frainer e Angela Mezzalira Frainer, Dyonisio Frainer nasceu em 23 de março de 1931, em Veranópolis. Vestiu o hábito capuchinho, ingressando na fraternidade, em 1948, ano em que fez o noviciado no Convento de Flores da Cunha. A profissão dos votos foi em 6 de janeiro de 1949. Estudou filosofia no Convento São Boaventura, de Marau (1949-51), e teologia nos conventos de Garibaldi (1952-54) e de Porto Alegre (1955). A ordenação como presbítero foi na Matriz Santo Antônio do Partenon, em março de 1955. Já a ordenação episcopal aconteceu em Veranópolis, em março de 1978, pelo Núncio Apostólico no Brasil Dom Carmine Rocco.

Poucos meses depois de ordenado sacerdote, com destino a Roma, para frequentar a Universidade Gregoriana, onde fez Mestrado em Teologia e nas Sagradas Escrituras), no período de 1955-1957 e 1957-1959. Em 1960 assume como professor na EST, Escola Superior de Teologia (Convento São Lourenço de Brindisi) e na PUCRS, em Porto Alegre, e em diversas casas religiosas. No ano de 1964 é designado para o cargo de secretário provincial da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, em Caxias do Sul, sendo também capelão do Noviciado das Irmãs Carlistas Scalabrinianas.

Foi fundador e organizador da Fundação Cultural Riograndense, mantenedora da Rádio São Francisco de Caxias do Sul, e Rádio Fátima de Vacaria, tendo sido também o 1º diretor-presidente da Fundação Cultural Riograndense.

Foi eleito Ministro Provincial no 7º Capítulo Provincial, realizado em julho de 1967 e presidido por Dom Aloisio Lorscheider. Tinha, à época, 36 anos. No ano de 1968, participou, em Roma, do Capítulo Geral Especial da Ordem quando, no período pós Vaticano II, foram elaboradas as Novas Constituições. Atuou como Coordenador de Pastoral na Diocese de Caçador (SC), cujo titular era Dom Orlando Dotti. Tendo sido eleito delegado da Província do RS para o Capítulo Geral de 1970, em Roma, em junho foi eleito Conselheiro Geral da Ordem para a América Latina, para o sexênio 1970-1976.

No ano de 1977, passou a atuar na pastoral paroquial em Campo Grande, MS, em paróquia da hoje Província do Brasil Central. No ano de 2002, recolhe-se na residência dos capuchinhos junto à Chiesa Santa Maria della Consolazione, em Roma, para um tempo de renovação, de estudos e de pesquisas no Instituto Bíblico de Roma. Em março de 2003 retorna a Província Capuchinha do Rio Grande do Sul, fixando residência no Convento do Noviciado São Boaventura, em Marau, dedicando-se principalmente a dar cursos de Bíblia.

A partir de 2009, sua residência passa a ser o Convento São Lourenço de Bríndisi, em Porto Alegre, atuando na pastoral do aconselhamento, exercícios de espiritualidade e assessoria bíblica. Publicou vários livros sobre temas bíblicos. Em 2014 muda-se para a Casa São Frei Pio, junto ao Convento Imaculada Conceição, em Caxias do Sul, para cuidados da saúde.

Desde 2009 sofreu uma dezena de internações hospitalares em Caxias do Sul e região, por diversos problemas de saúde.

 

Fonte: Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »