15/12/2017 às 16h32min - Atualizada em 15/12/2017 às 16h32min

Novo articulador do governo, Marun terá missão de aprovar reforma da Previdência

Ele disse que abre mão da reeleição, se for desejo de Temer

Paulo Fernandes
midiamax

Chamado de “gigante” pelo presidente Michel Temer e com a difícil missão de convencer o Congresso Nacional a aprovar a reforma da Previdência, Carlos Marun (PMDB-MS) tomou posse nesta sexta-feira (15), no Palácio do Planalto, no cargo de ministro chefe da Secretaria de Governo. Marun substitui Antônio Imbassahy.

Deputado por Mato Grosso do Sul, o gaúcho de Porto Alegre Marun fez um discurso de apoio à reforma previdenciária. “O maior dos desafios é a reforma da previdência e eu assumo essa função consciente disso”, disse. Ele terá a função de articulador do governo com o Congresso Nacional.

Marun afirmou que a Previdência Social precisa ser “mais justa e menos desigual para todos” e previu que 2018 será um ano “de espetacular crescimento”.

Durante o discurso de posse, ele lembrou várias vezes de Mato Grosso do Sul e afirmou que abre mão da reeleição, se for da vontade do presidente Temer.

Marun também teceu elogios ao presidente Temer e criticou o governo Dilma, lembrando que foi um dos líderes no processo de impeachment.

O presidente Michel Temer, por sua vez, disse que Marun “é um orador destemido”, que já deu prova da capacidade de “construir pontes” e que “assegurará a relação de respeito entre Executivo e o Legislativo”.

Ele aproveitou o evento para defender a Reforma da Previdência, reafirmando que ela não trará prejuízos para os mais pobres e vão acabar com privilégios.

Temer também disse que deixou a votação da reforma para fevereiro para não constranger os deputados.

A posse do sul-mato-grossense havia sido adiada duas vezes. Na última delas, na quinta-feira (14), o adiamento ocorreu por conta da internação do presidente Michel Temer, que passou por uma cirurgia urológica.

Com a posse de Marun, Fabio Trad assume a vaga na Câmara dos Deputados. Irmão do prefeito Marquinhos e do ex-prefeito Nelsinho Trad, ele volta para o Congresso


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »