06/04/2018 às 08h25min - Atualizada em 06/04/2018 às 08h25min

Sanesul de Alcinópolis promove reflexão sobre o Dia Mundial da Água

As ações ocorreram entre os dias 22 e 28 de Março.

Aldo Oliveira

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992 com o objetivo criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas do consumo sustentável deste importante bem natural.

De acordo com especialistas e estudiosos do assunto apenas 0,008% da água em nosso planeta é potável (própria para consumo) e a ação predatória do homem, degradando e poluindo o ambiente natural, somente agrava essa situação, razão pela qual o assunto precisa ser debatido e discutido seriamente na sociedade como pontuou o Supervisor  da Sanesul em Alcinópolis, o sr. Luiz Elias Maldonado.

Segundo Maldonado na última semana de Março “um leque” de ações foram realizadas nesse sentido e a Empresa contou com a parceria da Polícia Militar, das Escolas Alcino Carneiro e Professora Romilda Costa Carneiro, do CMEI Breno Crisóstomo Duart e com a Secretaria de Desenvolvimento Agricultura Pecuária e Meio Ambiente.

“Com o encerramento de todas as mobilizações que ocorreram no município, fica a certeza que a mensagem sobre a necessidade da água para o nosso planeta foi bem assimilada ” pontuou o Supervisor.

Maldonado, informou que a primeira ação realizada foi uma panfletagem  em frente da Escola Municipal Alcino Carneiro, oportunidade na qual alunos acompanhados da professora Marcia Aranda, com apoio da Polícia Militar, entregaram eco copos para a população. Nesse mesmo dia aconteceram visitas à órgãos públicos e comércios do município e também ao Centro de Educação Infantil.

No dia 23 o trabalho de conscientização continuou na Escola Estadual Professora Romilda Costa Carneiro, data em que a Sanesul realizou uma conferência dirigida aos alunos, professores e administrativo intitulada “Escola Pelo Meio Ambiente”.

Sendo que nessa data (23) no periodo da tarde o funcionário da Empresa Evaldo Furtado recebeu a visita dos alunos do 1º ano da Escola Municipal que acompanhados pela professora Valdeca visitaram o reservatório de agua e demais instalações da empresa. Em seguida fizeram a apresentação seus desenhos com referências ao Aquífero guarani e contaram uma estória relacionada  ao ciclo da água. logo após a visita coube aos alunos do CMEI que juntamente com as professoras Arionilda, Marilene e Rosenilta  foram recebidos pelos funcionários da Sanesul. 

 

 No dia 28, finalizando as ações, foi a vez do trabalho de conscientização acontecer no plenário da Câmara Municipal, momento no qual estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Alcino Carneiro, com o apoio da Prefeitura de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, realizaram a etapa escolar da V Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), com o tema “Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas”, ocasião em que teve a participação da Coordenadora Carina Marques, professora Marcia, o supervisor da Sanesul Luiz Maldonado e a Secretária Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, a bióloga Bruna Barbosa.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »