09/11/2018 às 19h05min - Atualizada em 09/11/2018 às 19h05min

ESCOLA DE ALCINÓPOLIS REALIZA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO USO DE TRILHA ECOLÓGICA

ONZE ANOS DE TRILHA ECOLÓGICA: HISTÓRIA E AMOR PELA EDUCAÇÃO.

Josimar Miranda
Fonte: Valdenir Alves Martins com Virou Notícia MS.

 

Durante 11 anos consecutivos a Escola Municipal Alcino Carneiro em Alcinópolis ensina Educação Ambiental através do uso de uma “Trilha Ecológica de Percepção”. A iniciativa de se criar um projeto com essa importante abordagem metodológica partiu da Professora Valdenir Alves Martins (Valdeca), no ano de 2007 e a partir de então religiosamente a educadora vem desenvolvendo o projeto no município. Neste ano de 2018 o projeto aconteceu dos dias 29 de outubro a 01 de novembro e contemplou alunos da escola Municipal Alcino Carneiro e da Escola Estadual Romilda Costa Carneiro.

A Trilha Ecológica de Percepção é um projeto voltado para as questões ambientais, com intencionalidade de desenvolver nas crianças o respeito à natureza mediante pequenos atos que possam tornar hábitos com os quais vão crescer e ser adultos responsáveis com o Meio Ambiente, pois o futuro do Planeta depende da relação que o homem estabelecerá com a natureza ao fazer uso dos recursos naturais.

Trata-se de um espaço organizado de ambientes que simbolizam o habitat de várias espécies animais e vegetais, onde as réplicas são camufladas entre folhas, gramas, pedras, árvores e outros. Um dos ambientes apresenta a natureza modificada pelo homem, no caso uma fazenda com APP (Área de Proteção Permanente) e RL (Reserva Legal).

Contudo, vale ressaltar as mudanças ocorridas na evolução da atividade que iniciou de forma singela no pátio da Escola Municipal Alcino Carneiro no ano de 2007, e a partir de 2010 foi transferida para o quintal da casa da professora Valdenir, haja vista oferecer ambiente abundante de árvores, sombras, adequado à criação de cenários facilitadores na transmissão de informações sobre vários temas relacionados ao Meio Ambiente, como: reaproveitamento de matéria orgânica, produção de hortaliças, reciclagem, cuidados com a água, as nascentes, o solo, a agrofloresta, dentre outros.

Levar em consideração o tempo de preparação para trilha torna-se necessário, pois nesse período as crianças são envolvidas numa sequência de atividades significativas como jogos manipulados com réplicas de animais possibilitando criar expectativas, aguçar a aprendizagem e é a partir do interagir com ambientes diferenciados e atrativos, que elas se envolvem e desenvolvem.

O auge do projeto é no momento em que a trilha está pronta à visitação, geralmente aberta num período de três a cinco dias. As crianças do 1º ano percorrem o trajeto, observam e registram os exemplares de animais conforme as espécies e quantidades encontradas. Depois passam dar informações sobre temas desenvolvidos dentro do projeto aos demais alunos da referida Unidade escolar e convidados. No último dia de visitas elas recebem suas famílias que são convidadas participar do percurso e testar a percepção. Após o término da trilha os registros das crianças e das famílias servem de dados para elaboração de novas atividades envolvendo tabelas, raciocínio lógico e situações problemas.

Todavia, são momentos que proporcionam reflexão sobre a necessidade de mudanças de postura em relação ao Meio Ambiente e da Educação Ambiental (EA) aplicada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de forma prazerosa, na aprendizagem pela satisfação, na vivência da criança em horizontes que estimula a construção do pensamento e que possibilita estabelecer novas relações num crescimento mútuo.
 

Foi montado um painel com todas as turmas dos primeiros anos que passaram pela referida trilha chamando a atenção e sensibilizado pessoas. O Prefeito Dalmi Crisóstomo juntamente com a secretária de Educação Marcia Isabel e o especialista em educação professsor Jesus Aparecido de Limael fez questão de estar presente, reconhecendo a iniciativa da “trilha” como uma excelente estratégia de aprendizagem.

 

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