23/08/2023 às 07h46min - Atualizada em 23/08/2023 às 07h46min

Campus Coxim do IFMS abre vagas para curso técnico integrado em Agropecuária

Da Redação
Coxim Agora
Campus do IFMS em Coxim – (Foto: Coxim Agora)
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) retificou nesta segunda-feira, 21, o edital de abertura do Exame de Seleção 2024 para a inclusão de 40 novas vagas no curso técnico integrado em Agropecuária em Coxim.

O curso será oferecido no turno vespertino. Além dele, o campus no município tem vagas abertas também para Alimentos e Desenvolvimento de Sistemas.

Desta forma, agora passam a ser ofertadas 1.824 vagas no total, em 11 opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio, todos gratuitos. Além de Coxim, os campi do IFMS estão localizados em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Para concorrer a uma vaga, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro do ano que vem, além de possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

Inscrições – Podem ser feitas até 8 de outubro, pela Página do Candidato da Central de Seleção. Só serão aceitas inscrições feitas com o CPF e demais dados do próprio candidato.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 20. Será concedida isenção da taxa aos candidatos que comprovarem estar matriculados no 9º ano do ensino fundamental em escola pública – o que poderá ser feito por meio da apresentação de declarações escolares, boletins ou outros documentos emitidos pela escola – ou que apresentem a Folha Resumo do comprovante de cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

O pedido de isenção deverá ser feito até 27 de setembro, no ato da inscrição, selecionando o item ‘Isento’ no campo ‘Forma de Inscrição’ no sistema da Central de Seleção, devendo ser anexado o documento comprobatório.

Confira o passo a passo de como realizar a inscrição!

Todas as regras e o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no Edital nº 062/2023.

Acesse mais informações no hotsite do Exame de Seleção 2024!

Ação Afirmativa (cotas) – Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública.

Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de Ação Afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deverá ler atentamente o edital de abertura.

Exame de Seleção – Será aplicado no dia 29 de outubro, nos dez municípios onde há oferta de vagas.

A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado no edital (Anexo X).

A previsão é de que resultado final e a primeira chamada sejam publicados no dia 20 de dezembro, com matrículas em janeiro de 2024.

Cursos – Com duração de três anos, nesse tipo de curso o estudante tem a oportunidade de cursar, ao mesmo tempo, o ensino médio regular e a formação profissional e técnica escolhida.

Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo do trabalho.

Em caso de dúvidas, o contato com a Comissão Central do Exame de Seleção 2024 deve ser feito pelo e-mail [email protected].


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »