10/11/2023 às 07h29min - Atualizada em 10/11/2023 às 07h29min

Unicamp faz pela 1ª vez vestibular para indígenas em Campo Grande; saiba como se inscrever

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 30 de novembro. Além de 130 vagas para Unicamp, o vestibular contempla oportunidades para Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

G1 - MS
Divulgação
Pela 1ª vez, o vestibular para ingresso de indígenas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) será realizado em Campo Grande. Antes, em Mato Grosso do Sul, as provas para ingresso nas instituições eram realizadas em Dourados, a partir deste ano a realização será apenas na capital.

A mesma prova que vai selecionar vagas para Unicamp também vai ofertar oportunidades para Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A prova é destinada apenas para estudantes indígenas que cursam escolas públicas.

Ao todo, o vestibular da Unicamp vai oferecer 130 vagas e a UFSCar, 65 oportunidades. Os candidatos ao Vestibular Indígena 2024 devem comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada em edital, a ser entregue no dia da prova.

Os candidatos devem realizar uma única inscrição, indicando até dois cursos, sendo um em cada universidade. O prazo para inscrição vai até dia 30 de novembro deste ano. Já a prova unificada vai ser aplicada em 14 de janeiro de 2024.

Os editais com as regras e as vagas por curso estão disponíveis através deste link, clique aqui. Na UFSCar, essa é a 17ª edição da modalidade de ingresso para estudantes indígenas e na Unicamp, a sexta.

A prova será composta por várias frentes do conhecimento. Ao todo são 50 questões de múltipla escolha e uma redação, da seguinte maneira:

Redação;
Linguagens e códigos (14 questões);
Ciências da Natureza (12 questões);
Matemática (12 questões);
Ciências Humanas (12 questões).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »