27/02/2019 às 14h32min - Atualizada em 27/02/2019 às 14h32min

Com enchentes mais comuns, Defesa Civil ensina campo-grandense como agir em alagamentos

Confira dicas para evitar os perigos causados pelos alagamentos

Mylena Rocha
midiamax
Do alto, a Via Park completamente alagada, imagem mostra a força das águas (Foto: Direto das Ruas)

A chuva intensa que atingiu a Campo Grande na terça-feira (27) causou alagamentos, enxurradas e causou danos à infraestrutura da cidade. O volume de chuva registrado chegou a 108 mm, enquanto o esperado para o mês de fevereiro inteiro era de 171 mm, de acordo com a Estação Meteorológica Uniderp. Para evitar ficar ilhado, como aconteceu na avenida Ernesto Geisel, a Defesa Civil Municipal orienta aos moradores sobre como agir em caso de novas tempestades.

Durante uma tempestade, evite o contato direto com a água da enchente, pois ela pode provocar doenças. A Defesa Civil recomenda aos moradores que utilizem calçado, calça comprida e blusa para proteger o corpo, então nada de bermudas. Além disso, não se deve deixar a criança brincar na enxurrada ou na água dos córregos, pois podem ser levadas pela correnteza ou contrair doenças como hepatite ou leptospirose.

Caso esteja no trânsito durante um alagamento, a recomendação é que o motorista diminua a velocidade e mantenha distância do veículo da frente. “Procure parar o carro em locais altos e livres da enchente. Certifique-se de qual o melhor itinerário a seguir, a fim de escapar das áreas alagadas”, informa Otávio Boldori, agente de Proteção e Defesa Civil.

Além disso, motoristas não devem atravessar áreas cobertas pela água. Caso não seja possível, é preciso dirigir devagar e manter o carro acelerado. “Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro”. Caso precise de socorro, peça ajuda à Defesa Civil (número 199) ou Corpo de Bombeiros (número 193).

Alagamentos em córregos e avenidas

De acordo com informações da Defesa Civil, os alagamentos causados pela chuva deixaram bairros sem energia elétrica, causaram danos em veículos e ainda deixaram pessoas ilhadas. Os locais mais afetados pela chuva foram as avenidas Ministro João Arinos, Fernando Correia da Costa e a Ernesto Geisel, que alagou em diversos pontos, como a rua 14 de Julho, avenida Euler de Azevedo, Ricardo Brandão e Mascarenhas de Moraes.

Já as enxurradas atingiram os trechos da avenida Ricardo Brandão com a praça Itanhangá, na rua Rio Grande do Sul, na rua Sacramento, rua Frutuoso Barbosa, rua Tamandaré e rua Bahia. Já os transbordamentos atingiram pontos do córrego Segredo, o córrego Prosa alagou na via Parque, Rachid Neder e Joaquim Murtinho. O lago do Parque das Nações Indígenas também transbordou, afetando a via Parque.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »