29/10/2022 às 06h28min - Atualizada em 29/10/2022 às 06h28min

Riedel ganha direito de resposta após campanha de Contar publicar notícia falsa

O deputado Capitão, do PRTB, perdeu espaço na TV e no Rádio, no último dia da propaganda eleitoral, por divulgação de Fake News

DA REDAÇÃO/CORREIO DO ESTADO
Divulgação
A Justiça Eleitoral concedeu, nesta sexta-feira (28), direito de resposta ao candidato ao Governo do Estado pela Coligação Trabalhando Por Um Novo Futuro (45), Eduardo Riedel, após divulgação de fake news no horário eleitoral gratuito do rádio e da TV por parte do adversário, Renan Contar (PRTB), que mentiu ao tentar ligar Riedel a operações e escândalos de corrupção. Além, de inserção falsa que falava sobre o apoio presidencial. 

Segundo a decisão judicial de n° 0601880-67.2022.6.12.0000 o direito de resposta deverá ter lugar no início do programa eleitoral gratuito, caso a decisão não seja cumprida a pena de multa é no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). 

“Constata-se a repetição de condutas já julgadas nas representações mencionadas pela representante, e que teriam como pano de fundo as mesmas operações policiais, na tentativa de implicar o candidato Riedel nas investigações ou em práticas criminais, excedendo a crítica política e administrativa aceitável. De plano, se julga existente conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, a ensejar o direito de resposta que se busca na presente demanda, no tocante à associação do candidato Eduardo Riedel a prática de crimes”, diz a liminar concedida pelo Juiz José Eduardo Chemin Cury. 

A Coligação Trabalhando Por Um Novo Futuro ajuizou mais de 100 ações contra adversários de Riedel pela divulgação de mentiras e fake news contra ele.  Além de derrubar uma série de fake news da propaganda eleitoral no rádio e na TV, e em perfis de eleitores nas redes sociais, a Justiça Eleitoral também determinou a proibição da veiculação de vídeo gravado ainda no 1º turno das eleições, com apoio do presidente Jair Bolsonaro a Contar, diferente do que o próprio Bolsonaro anunciou no 2º turno, a neutralidade da disputa entre Riedel e o deputado estadual. 

Nas redes sociais, a Coligação do capitão aposentado do exército Renan Contar, de 38 anos, também publicou fake news e além de impulsionar conteúdo mentiroso e negativo, postaram pesquisa fraudada e sem registro no TRE e tanto os deputados eleitos João Henrique Catan, Rafael Tavares, quanto o vice de Contar, Beto Figueiró, precisaram postar nas redes sociais a decisão que expunha a mentira.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »