21/10/2023 às 20h21min - Atualizada em 21/10/2023 às 20h21min

Japão confirma fim do embargo à carne de aves de MS

Negociações com mercado japonês foram suspensas em setembro, após caso de gripe aviária no Estado

Silvia Frias
/CGNews

O Japão anunciou oficialmente hoje (20) o fim do embargo às importações de frangos e ovos produzidos em Mato Grosso do Sul, depois do prazo de 28 dias impostos por conta de foco de gripe aviária na criação doméstica de propriedade rural em Bonito. No período da suspensão, o governo estadual informou que as exportações não foram prejudicadas, já que foram realocadas para outros mercados.

De acordo com as normas sanitárias japonesas, se nenhuma irregularidade fosse encontrada em até 28 dias de análise, o embargo seria suspenso.

O titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, disse que todas as medidas sanitárias foram tomadas à época que o foco foi descoberto, em setembro. “Iagro [Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS] tomou todas as medidas, mas, mesmo assim, o Japão, como já tinha feito em Santa Catarina, suspendeu as importações”.


Verruck explicou que, após o encerramento do foco e a devida comunicação das autoridades sanitárias mundiais, o governo estadual teve a informação da suspensão do embargo. “É o segundo maior mercado depois da China, então caso tivesse continuidade, poderia haver impacto na avicultura do nosso Estado. Mas isso não chegou a ocorrer, porque durante esse período, essa produção sul-mato-grossense foi realocada para outros mercados”. Até agosto de 2023, o mercado japonês representou 19% do total das importações de carne de frango produzidas em Mato Grosso do Sul.

O secretário comentou que a gripe aviária está presente na economia brasileira, com detecção de 103 casos, porém, nenhum em rebanho comercial.

De acordo com o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), Mato Grosso do Sul abateu 173 milhões de aves e exportou 161,5 mil toneladas do produto em 2022, com receita de R$ 345 milhões de dólares. O número de animais movimentados para abate nos cinco primeiros meses de 2023 foi de 73 milhões de aves.

A avicultura de Mato Grosso do Sul respondeu por 3,77% da receita brasileira com exportações (US$ 4,1 bilhões) de carne de frango e ocupou o 7º lugar no ranking nacional nos primeiros cinco meses deste ano, aumento de 3,84% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Foco - A presença do vírus da IAAP - H5N1 (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade) havia sido confirmada pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) no dia 18 de setembro. Foi o primeiro foco da doença registrado em Mato Grosso do Sul e o terceiro em aves de subsistência em todo o Brasil. Com a confirmação, o total de focos de influenza aviária confirmados no Brasil sobe para 103, sendo 100 em aves silvestres e 3 de aves de subsistência.

A ocorrência do foco confirmado de influenza aviária em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, e o consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »