01/12/2015 às 10h56min - Atualizada em 01/12/2015 às 10h56min

Dois dias após prisão de Delcídio, assessor é lançado pré-candidato em Coxim

Segundo o site do Senado, o pré-candidato é assistente parlamentar intermediário, lotado no gabinete do senador.

Edição de Notícias
Delcídio e Bira trabalhavam juntos em Brasília (Foto: Reprodução/Facebook)

Na última sexta-feira (27), Ubirajara Gonçalves de Lima, o Bira, foi lançado como pré-candidato a prefeito de Coxim em evento do PDT (Partido Democrático Trabalhista), na Câmara Municipal.

Apesar do clima tenso, por conta da prisão do senador Delcídio do Amaral (PT/MS) pela operação Lava Jato, a principal autoridade do partido, João Leite Schimidt, lançou a pré-candidatura, avalizada pelas lideranças do PDT, como o deputado federal Dagoberto Nogueira.

Bira é assessor do senador preso. Segundo o site do Senado, o pré-candidato é assistente parlamentar intermediário, lotado no gabinete de Delcídio. Na disputa pela prefeitura de Coxim em 2012, Bira contou com o apoio de Delcídio, que veio a Coxim pedir votos para ele, na época filiado ao Partido dos Trabalhadores.

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Federal, Delcídio é apontado pela investigação como um elemento de ligação entre as gestões de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) e a atual, da presidente Dilma Rousseff, iniciada em 2011, com a Petrobras, onde fez carreira antes de entrar na política.

A prisão do senador aconteceu depois dele supostamente tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró, que também está preso pela Lava Jato. Gravado pelo filho do ex-diretor, Bernardo Cerveró, Delcídio teria sido flagrado na tentativa de prejudicar as investigações, tentando destruir provas contra ele.

OPERAÇÃO - A Lava Jato é a maior investigação sobre corrupção da história do Brasil. A operação teve início com investigação de uma rede de doleiros que atuavam em vários estados e descobriu a existência de um grande esquema de corrupção na Petrobras, envolvendo políticos de vários partidos e as maiores empreiteiras do país.

Pré-candidato a prefeitura de Coxim é um dos 18 funcionários do gabinete de Delcídio do Amaral (Foto: Reprodução/Senado)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »