11/07/2015 às 08h46min - Atualizada em 11/07/2015 às 08h46min

Abertura do Pan arrepia com ídolo voador e Cirque du Soleil

Toronto inaugura Jogos Pan-Americanos de 2015 com lenda local "voadora" que "saltou" da CN Tower e com espetáculo do Cirque du Soleil

TERRA
Jonne Roriz/Exemplus/COB / Divulgação

Ainda era dia no Canadá, onde tem escurecido às 21h30 (local), mas dentro do Rogers Centre o breu tomava conta da arena multiuso totalmente fechada. Exatamente às 20h desta sexta tinha início a abertura dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Não, não teve Rainha, James Bond, Mr. Bean ou aspectos do tipo como na cerimônia olímpica de Londres 2012 – é completamente utópico comparar os dois eventos. Mas o show realizado em Toronto, comandado pelo Cirque du Soleil em uma de suas maiores apresentações e que contou com a entrada de uma lenda local do atletismo “voando” com a tocha, foi o suficiente para encantar e causar arrepios no público presente. A cerimônia ainda foi fechada com linda queima de fogos na gigante CN Tower, maior ponto turístico da cidade.

Para chegar a esta sexta, foram 22 semanas de ensaio (com um total de 1000 horas) em uma cerimônia que contou com 625 atores, sendo 569 da própria cidade-sede. A abertura, provavelmente, será um dos poucos eventos com estádio praticamente lotado no Canadá – por causa do circo, claro - ao que tudo indica, em um Pan marcado pela apatia local antes do evento.

Mesmo assim, os organizadores entregaram um show competente à altura do Pan. Em muitos momentos, houve o velho clichê de apresentações dos países, mas as surpresas e as acrobacias do Cirque du Soleil cativaram a galera. A aposta na companhia, que inclusive é canadense, foi certeira para o sucesso e a saída das “mesmices” de aberturas. A cerimônia de Toornto só irritou com longo discurso de Julio Maglione, presidente da Odepa, que fez até os sempre simpáticos canadenses se incomodarem nas arquibancadas. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »