12/01/2020 às 09h23min - Atualizada em 12/01/2020 às 09h23min

Para quem gosta muito de pequi, vale encarar 130 km de estrada e ir até festival

Cerca de 300 litros do fruto do cerrado foram reservados para a preparação dos pratos que vai de pastel a coxinha e licor de pequi

Alana Portela
campograndenews
A 1ª Festa do Pequi começou ontem no distrito de Camisão, em Aquidauana, a 130 quilômetros de Campo Grande. O evento continua hoje, na Praça Central, com 300 litros do fruto típico de cerrado que é o ingrediente principal dos pratos a serem servidos no local. A entrada é gratuita e tem shows para animar a galera.
 

“A intenção do evento é movimentar o distrito e fazer as pessoas conhecerem o turismo da região e o pequi, que é um fruto típico daqui”, explica o organizador Cleomir Cristaldo. Aos 39 anos, ele teve a ideia de criar a festa para que a população possa gerar renda através da venda do pequi.

Cleomir é morador do distrito, que pertence à cidade de Aquidauana, e relata que é tradição na região comer e vender pequi. “Temos dois personagens antigos daqui, o Sebastião da Silva e Afonso Barbosa que têm 80 anos e sempre sobem no morro do Paxixi para catar o fruto. Depois, voltam para limpar e vendem na BR-262”, diz. “Virou costume e hoje, além dos dois têm mulheres, crianças e jovens trabalhando com a venda do pequi na BR”, completa.

A festa está sendo organizada há dois meses e a programação inclui show da dupla sertaneja, Anderson e Fernandes. Depois do arrasta-pé o público conta com a apresentação do DJ Maguila, que promete agitar a galera.

Além da diversão, claro que a festa acontece em torno da gastronomia. As barracas vão vender pratos a partir de R$10,00. Nas opções do menu estão pastel, coxinha, arroz, frango, peixe e até licor de pequi. Os que preferem comidas tradicionais, sem pequi, também vai ter arroz carreteiro, espetinho e cachorro-quente.

Como chegar - Dirija pela BR 262 até a rotatória que dá acesso a Dois irmãos do Buriti. Passe a rotatória e em seguida observe uma nova rotatória, vire à esquerda na MS-450 sentido Palmeiras. Siga pela MS-450 até Camisão. 

Serviços - Mais informações pelo contato (67) 9 9943-4123.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »