20/03/2021 às 07h59min - Atualizada em 20/03/2021 às 07h59min

Com palestras virtuais e visitas, projeto Berço da Vida mantém atendimento a gestantes de Costa Rica

Desde o início de março mais de 50 mulheres estão sendo acompanhadas pelo projeto

Da Redação
MS TODO DIA
Para evitar propagação do coronavírus as visitas passaram a ser feitas prioritariamente quando a gestante solicita. (Divulgação)

Mesmo diante das adversidades causadas pela pandemia da Covid-19, o projeto Berço da Vida, realizado em parceria entre a Pastoral da Criança e Prefeitura de Costa Rica, através da Secretaria de Assistência Social, tem mantido o atendimento de gestantes em situação de vulnerabilidade social por meio de palestras virtuais e visitas.

Segundo a coordenadora da Assistência Social, Rute Correa Amorim, desde o início de março mais de 50 mulheres estão sendo acompanhadas pelo projeto. A ação institucionalizada é desenvolvida e ofertada pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e visa a promoção e orientação às gestantes de acordo com as orientações técnicas do PAIF (Programa de Atenção à Família) com intuito de prepara-las para a chegada do bebê.

“O objetivo geral do projeto é trabalhar na perspectiva da superação da situação de vulnerabilidade, promovendo o cuidado, o aprendizado e a garantia dos direitos à convivência familiar e comunitária da criança e da mulher através das reuniões socioeducativas e o autocuidado na maternidade. Por conta da pandemia, as reuniões semanais foram substituídas por palestras virtuais, onde as gestantes podem conversar e tirar dúvidas com enfermeiras, psicólogos, assistentes sociais entre outros profissionais” ressaltou a coordenadora.

Conforme a secretária de assistência social, Evair Gomes Nogueira, para evitar propagação do coronavírus as visitas passaram a ser feitas prioritariamente quando a gestante solicita o atendimento domiciliar ou quando elas não conseguem acessar as palestras virtuais.

“Quando as gestantes estão nas últimas semanas de gestação e não conseguem ir até o CRAS para requerer benefícios eventuais, nós pegamos o endereço e vamos até a casa dela para fazer o acompanhamento, dar orientações necessárias e verificar se a futura mamãe necessita de outros atendimentos e cuidados especiais” explicou a gestora.

Atendimento

A gestante que se encontra em situação de vulnerabilidade social pode procurar o CRAS, localizado na rua José Pereira da Silva, nº603, no Centro. Os telefones para contato são (67) 3247-7096, (67) 3247-7089 ou pelo celular (67) 99947-7723.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »