19/10/2022 às 07h29min - Atualizada em 19/10/2022 às 07h29min

Referência na região, Centro de Hemodiálise de Costa Rica passa a atender mais 4 municípios na próxima semana

Confira as cidades contempladas

DA REDAÇÃO/MSTODODIA
Divulgação

A partir da próxima semana, o Centro de Hemodiálise Andreza Cristina Pereira da Costa, passará a atender, além de Costa Rica, também os pacientes de Paraíso das Águas (MS), Figueirão (MS), Chapadão do Sul (MS) e Alto Taquari (MT).
 
Através da Portaria GM/MS nº 3.717 de 4 de outubro de 2022, o estabelecimento de saúde fica habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Atenção Especializada em Doença Renal Crônica (DRC) com Hemodiálise e nos Estágios 4 e 5 (Pré-dialítico).
 
“Com apenas 8 meses de funcionamento, nosso Centro de Hemodiálise já é referência na região e está apto a expandir os atendimentos aos municípios circunvizinhos, o que nos deixa muito orgulhosos pelo desempenho da nossa equipe multiprofissional e felizes por mais uma vez podermos contar com apoio dos Governos Estadual e Federal. Agradeço e parabenizo também os gestores de Paraíso das Águas, Figueirão, Chapadão do Sul e Alto Taquari que não mediram esforços e uniram forças conosco para que tudo isso se tornasse possível”, destaca o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos.
 
Entre as considerações da portaria está a documentação apresentada pelo Município de Costa Rica na Proposta SAIPS nº 160780 e na correspondente avaliação da Coordenação Geral de Atenção Especializada do Departamento de Atenção Especializada e Temática – CGAE/DAET/SAES/MS.
 
Conforme o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, o Centro de Hemodiálise já estava em funcionamento com recursos próprios do Município e com a habilitação passará a contar com aporte financeiro estadual e federal.   
 
“Foi um trabalho conjunto que hoje nos possibilita a partir de agora melhorar cada vez mais o atendimento aos pacientes renais crônicos, tanto de Costa Rica como da região. Ao todo, a Unidade passará a atender cerca de 40 pacientes de forma escalonada já na próxima semana”, completou o secretário.

 

FONTE: ASSESSORIA
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »