07/12/2015 às 16h35min - Atualizada em 07/12/2015 às 16h35min

O Aldo atual nocautearia o Aldo de 2012”, garante preparador do campeão

BAND
Orlando faz o acompanhamento físico de Aldo desde 2012 – Divulgação

Está chegando a hora! Nesse sábado (12), o brasileiro José Aldo fará uma das lutas mais importantes de sua carreira diante do falastrão irlandês Conor McGregor na luta principal do UFC 194, que será disputado em Las Vegas (EUA). Um duelo que está cercado de tensão e muita expectativa após meses e meses de provocações e um encontro adiado em julho por conta da lesão na costela do manauara. Mas dessa vez o duelo sairá do papel.

Para entender como foi esse processo de recuperação do brasileiro, a Ag. Fight conversou com Orlando Folhes‏, preparador físico que está com José Aldo desde 2012, quando o manauara defendeu seu cinturão do Ultimate diante de Chad Mendes no UFC 142, que aconteceu no Rio de Janeiro.

Após um tratamento demorado e cansativo tanto fisicamente quanto psicologicamente, Aldo se recuperou, voltou a treinar e está 100% para colocar seu cinturão do UFC em jogo pela oitava vez. Folhes garantiu que a forma atual de José Aldo é ainda melhor do que aquela que ele encontrou no primeiro camp que trabalhou com o atleta. Além disso, revelou

Ag. Fight: Como foi a preparação do Aldo para essa luta? Foi feito algo diferente?

Orlando Folhes: Não. Teve uma exposição midiatica muito maior por conta do McGregor saber muito bem como atrais a mídia. Estamos ligando como qualquer outra luta. Apesar dele falar bastante, é um atleta duro e sabemos que temos que trabalhar duro. Tivemos uma situação atípica que foi a fratura na costela. Tivemos profissionais em volta, equipe médica trabalhando junto e conseguimos consolidar a fratura. No inicio teve limitação de exercício por conta da dor e um pouco da insegurança, mas depois ele conseguiu treinar normalmente.

Ag: Por falar nisso, como está a costela agora? O que vocês fizeram para evitar uma nova lesão?

OF: Está 100% desde que o médico falou. Ele ficou um bom tempo de molho. Não conseguia sorrir, tossir ou dormir direito porque tudo doia. Ele ganhou ou comprou uma camisa de futebol americano que tem uma proteção gigante na costela. Não sei se foi encomendada para ele, mas ele usou sempre no início do camp. Teve essa preocupação e agora está zerado e 100%. Muito preparado e nem pensando nisso mais. Tivemos essa preocupação extra, mas o corpo dele respondeu muito bem ao treinamento.

Ag: O Aldo ficou mais de um ano sem lutar. Isso atrapalha em quê? A velocidade de reação e tempo de luta são os mesmos?

OF: Atrapalharia se fosse um atleta inexperiente. O Aldo antes de ir para o MMA lutou muito jiu-jitsu. Tem muita luta no MMA também. Ele luta desde que não tinha luva e valia chute na cabeça. Trabalhamos o tempo de reação diariamente na academia. Não vai atrapalhar em nada. Nesse camp não tem o que falar que faltou isso ou aquilo. Ele está muito bem. Agora é entrar para lutar e essa é só a parte divertida. O Aldo está cada vez mais completo.

Ag: O McGregor, por sua vez, vem lutando constantemente e derrotando rivais. Como você enxerga o McGregor vindo para essa luta? Existe algum favoritismo?

OF: Se McGregor vem numa fase boa o Aldo vem numa fase ótima. É uma luta dura. O McGregor não andará para trás. Vai para frente e vai fazer as ‘macaquices’ dele para intimidar ou entrar na cabeça do Aldo. Mas ele é muito experiente, muito técnico. Já lutou muito com outros caras que falaram bastante também, apenas não tinham tanta mídia como o McGregor tem. Sei que será uma luta movimentada. Independente dela ser solta ou agarrada.

Ag: você está com o Aldo desde 2012. Como foi a preparação dele para essa luta em relação as outras? O que teve de diferente?

OF: Isso, estou desde o Chad [Mendes]. Toda a preparação é feita a partir do que o Dedé [Pederneiras, treinador principal do Aldo] traça de estratégia para a luta. Eu sempre falo com o dedé e a partir daí é que eu traço a preparação física em cima da estatégia. Tem sido assim e estamos tendo boa resposta. Se eu fosse botar o Aldo de 2012 para lutar com o Aldo atual, o atual nocautearia o de 2012.

Ag: Qual o seu palpite para a luta? Como vai acabar?

OF: Cara, se o McGregor entrar lá, tiver uma câimbra e o Aldo ganhar, eu já estou satisfeito (risos). Mas, é claro, todos esperam um nocaute do Aldo. Torço por isso, mas o que espero é uma vitória.

Ag: Como você sente que o Aldo está psicologicamente?

OF: 100%. Ele tem uma cabeça muito boa, é muito experiente. Wuando um atleta sofre uma lesão fica receoso depois, mas essa fase já passou. Ele está 100% e muito confiante. Aldo tem a cabeça muito boa. O Dedé passa muita confiança para ele.

Ag: Como está a equipe da Nova União? Irão todos assistir a essa luta?

OF: A Nova União, como a própria palavra diz, tem uma galera bem unida. Desde os mais novos até o Aldo. Todos se reúnem para ver as lutas uns dos outros. É um grupo bem fechado. Todos torcem muito um para o outro seja presente no local ou se reunindo na casa de um amigo. Dessa vez eu não seu porque estarei com o Aldo em Vegas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »